Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

350.ORG – Dia Mundial Contra as Alterações Climáticas


No dia 24 de Outubro, um grupo de professores e alunos da nossa escola participaram numa acção de sensibilização da população para o problema do Aquecimento Global. Mostrar aos responsáveis políticos as preocupações da população, para alterarem as suas orientações políticas na Conferência sobre Alterações Climáticas a realizar em Copenhaga em Dezembro de 2009.
O número 350 ppm (partes por milhão) de CO2 representa as quantidades aceitáveis na camada de ozono, sendo que pelas últimas medições realizadas já vamos nos 385 ppm. Em 2008, o nível de CO2, foi de 385 partes por milhão (ppm) elevando-se por 2 ou 3 ppm a cada ano. Para pará-lo em 450 ppm, um nível que muitos cientistas consideram perigosamente elevado, o mundo teria de reduzir as emissões em cerca de 80 por cento até 2050.
Esta acção foi lançada neste dia em todo o mundo pela Organização Não Governamental – 350.ORG, e contou com o apoio da Herdade do Freixo do Meio em Foros de Vale Figueira (Montemor o Novo). Desta actividade constava a plantação de 350 sobreiros e azinheiras com forma simbólica de alertar para o problema, visto que o sobreiro e a Azinheira são dos maiores captadores de CO2.
Constava também de uma visita à herdade, que produz produtos agrícolas estritamente de Agricultura Biológica, e inauguração do seu Eco-Parking, com condições muito inovadoras e amigas do ambiente. Recebem visitas de estudo…
Vítor Maltinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...