Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


No dia 26 de novembro, conforme planeado, os alunos da Escola Básica Santa Clara deslocaram-se à Ecopista da cidade de Évora para a plantação e sementeira de sobreiros e azinheiras. Foram ainda plantadas nogueiras e amendoeiras. Estas pequenas árvores foram criadas em viveiro na nossa escola e no Alto de S. Bento (semeadas por outras crianças e gentilmente cuidadas pelo Eng.º. João Martins).
Esta atividade está integrada no nosso Plano de Ação do Programa Eco-Escola. Pretende-se contribuir para a reflorestação da nossa bela Ecopista, assim como criar nos nossos alunos o dever cívico e ambiental de preservar o nosso património arbóreo, de árvores características da nossa região. Consideramos importante que os nossos alunos conheçam este património, mas mais importante é fornecer o “saber-fazer” que lhes permita adquirir e desenvolver conhecimentos que o prolonguem no tempo, de geração em geração. Alguns já estão a acompanhar o crescimento de sobreiros que levaram e plantaram nas suas casas, no ano passado.

Participaram nesta atividade alunos de 5º e 6º ano, mais envolvidos no Programa Eco-Escola, com a colaboração dos seus professores. Contámos ainda com a colaboração do Eng. João Martins da Câmara Municipal de Évora, que desenvolve a sua atividade no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento e que sempre apoia as iniciativas das diversas Eco-Escolas da cidade.
Esperamos este ano a “colaboração” da Mãe Natureza no apoio ao crescimento das pequenas árvores.

Aos nossos alunos pedimos que acompanhem ao longo da sua vida o crescimento destas árvores, preservando-as e reconhecendo-as como suas pelo seu empenho e dedicação às causas ambientais.

Depois da visita, algumas frases retiradas dos relatórios elaborados pelos alunos:

Quando chegámos ao local, estava à nossa espera o Sr. João Martins que nos explicou o que íamos plantar e como o devíamos fazer…” (Sofia Batista) “Mostrou-nos a diferença entre as folhas de uma azinheira e a de um sobreiro.” (Daniela Barreto)

“Começámos por escolher os melhores sítios para plantar as árvores e dividimo-nos em vários grupos. Também se formou um grupo para recolha de lixo, do qual eu fiz parte...” (Sofia Batista)

“As plantas foram colocadas nas bermas da Ecopista”. (João Domingues)

“Foi muito divertido plantar e apanhar o lixo, além de ser uma forma de ajudar o Ambiente.” (Cláudia Mirador)

“Aprendi como plantar árvores e que devemos cuidar das árvores.” (Daniela Barreto)

“O que mais gostei foi de semear as bolotas, porque daquela semente vai sair uma grande árvore.” (Filipa Peixoto)

“Em cada buraco plantámos duas bolotas deitadas.” (Diogo Dias)

“Mas não fomos passear pela Ecopista, eu trabalhei muito.” (José Silva)
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...