Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Compostagem


Muito se fala atualmente de compostagem. Pois no nosso pequeno espaço também estamos a fazer compostagem. Esta consiste na decomposição de resíduos orgânicos da nossa horta (folhas, limpeza de canteiros) e da cozinha (cascas de batatas e dos restos da cozinha e borras de café).
Um grupo de 4 professores envolvidos no Programa Eco-Escola está a participar numa formação sobre esta temática.
Com a colaboração dos nossos alunos, construímos três tipos de compostores:
            - De madeira, reutilizando a madeira das paletes de carga. Foram separadas a ripas, cortadas e lixadas. Foram pregadas conforme o projeto definido. Este tipo de compostor fica no centro da horta, em contato permanente com a terra.
 

  


            - De plástico, reutilizando um caixote do lixo. Este foi furado em toda a sua superfície e criada uma abertura na zona inferior para recolha do composto. Este tipo de compostor não fica em contato com o solo (terra).
            - De plástico, também reutilizando um caixote do lixo que foi furado em toda a sua superfície e criada uma abertura para recolha do composto. Este tipo de compostor não fica em contato com o solo (terra), mas a compostagem é feita através da “ajuda” de minhocas (Vermicompostor). Roda sobre um eixo horizontal para facilitar a mistura dos elementos em compostagem.
  

O composto conseguido será utilizado na nossa horta e no jardim da esplanada.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...