Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dia Eco-Escola


O dia Eco-Escola realizou-se no dia 5 de Junho, Dia do Ambiente, como forma de marcar a nossa contribuição para a melhoria da qualidade do ambiente.
Elaboraram-se cartazes (imprimidos gentilmente pela Câmara Municipal de Évora), convidou-se toda a comunidade Escolar e famílias para uma festa de comemoração do Dia Eco-Escola.
As actividades decorreram à noite, para que as famílias dos alunos pudessem participar e assistir. Pensou-se no claustro grande do nosso convento como o espaço de apresentação das actividades e exposições de trabalhos, assim como a projecção de imagens, filmes e trabalhos em PowerPoint. No último momento tivemos que abortar algumas actividades, pois este dia mostrou-se extremamente chuvoso, o que nos obrigou a deslocar para o ginásio e improvisar um pouco a organização. As pessoas presentes compreenderam e ajudaram os alunos na sua orientação.
Foram apresentados em exposição os carrinhos solares, dois jogos didácticos de Poupança Energética, um forno solar, um painel iluminado de localização dos vários tipos de centrais eléctricas (Hidroeléctricas, Térmicas, Eólicas e Solares) do nosso país (turma E de 6º ano), trabalhos sobre a água e a poluição (elaborados na disciplina de Educação Moral e Religião Católica). Vários trabalhos realizados em PowerPoint sobre os diversos temas do Programa, Energias Renováveis e Biodiversidade (turma B do 5º ano), assim como imagens das várias visitas de estudo realizadas ao Aterro Municipal e Centro de Triagem, à Estação de Tratamento de Águas para consumo e à Estação de Tratamento de Águas Residuais, ao Jardim Botânico de Lisboa, à fábrica de Painéis Foto Voltaicos – Lobosolar em Évora (turmas do 5º, 6º e 8º ano). Uma peça de teatro sobre a Água e a Poluição (turma F de 5º ano), algumas peças musicais de “Rap do Ambiente” (turma C de 5º ano), esquemas de dança sobre a Água e sobre os Resíduos (turmas de Dança do 7º e 8º ano), “spots” sobre boas práticas de Poupança Energética e separação correcta de resíduos (turmas de Teatro do 7º e 8º ano).
Tivemos a participação de várias turmas e um conjunto de cerca de 250 pessoas na assistência.
Foi servido um café convívio no espaço de exposições.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...