Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

terça-feira, 14 de julho de 2009

Eco-Código Santa Clara


Este cartaz contém algumas regras de conduta a seguir pelos alunos no próximo ano lectivo, no sentido de contribuirmos para uma melhoria da qualidade do ambiente escolar e global.
Foi proposto ao Conselho de Directores de Turma um trabalho de abordagem dos temas Eco-Escola junto das suas turmas na Área Não Disciplinar de Formação Cívica. Pretendia-se criar frases que descrevessem acções concretas a cumprir por todos os elementos da Comunidade Educativa. Nas turmas que participaram, os alunos envolveram-se bastante, conseguindo-se um conjunto muito vasto de frases. As frases conseguidas foram analisadas e seleccionadas por um grupo de professores do Conselho Eco-Escola. Conseguiu-se um conjunto de 12 frases.
As frases foram redigidas e impressas em papel branco, sendo depois recortadas. Foram contornadas a marcador laranja e azul.
Foi proposto também aos Directores de turma que os alunos podiam criar uma ilustração para o cartaz, não se abriu concurso, mas aceitaram-se as propostas. Estas foram analisadas e escolhida uma imagem.
A imagem foi devidamente elaborada e pintada em papel branco, sendo depois recortada e colada em fundo preto.
A imagem é constituída pelo Planeta Terra personificada e com uns auscultadores. Pretende-se transmitir a ideia de que a população mundial mostra uma postura de surdez, que não ouve as regras de conduta necessárias à preservação do planeta. Como a imagem principal é formada pelo Planeta Terra, considerou-se pertinente aplicar o conjunto em fundo preto (Planeta Terra observado no espaço). Todo o conjunto foi colocado sobre esse fundo de cartolina preto. As frases foram coladas em redor do planeta Terra, como mensagens que tentam entrar e ficam a vaguear no espaço.
Este cartaz foi também realizado para participar no concurso ECOCÓDIGO 2009, promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) que orienta o Programa Eco-Escola.
http://www.abae.pt/programa/EE/eco_codigo/2009/objectivos.php

1 comentário:

Deixe aqui a sua opinião...