Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia da Floresta Autóctone 23 de Novembro 2011

Comemorou-se mais um dia da floresta autóctone, através da plantação em sementeira, de sobreiros e azinheiras, na Esplanada Eco-Escola.
A Floresta Autóctone pode ser definida como o conjunto de espécies de árvores ou arbustos naturais característicos de uma determinada região.
A nossa atividade pretende sensibilizar a comunidade educativa para a educação ambiental, além de reforçar o conhecimento da Floresta Autóctone, principalmente neste ano Internacional das Florestas.
Ao desenvolver acções de sensibilização para a protecção e preservação de espécies naturais da região, comemorámos o Dia da Floresta Autóctone através da sementeira em viveiro de sobreiros e azinheiras em viveiro. Numa perspetiva de educação ambiental realizámos a sementeira através da reutilização de garrafas de água e embalagens tetrapack para “envasamento” das novas árvores.
Aguardamos então o crescimento das novas árvores na varanda superior do claustro da nossa escola.
As novas árvores já têm destino: reflorestar, em Março, parte do terreno envolvente ao Aterro Sanitário Intermunicipal. Algumas das árvores também serão plantadas nas margens da Ecopista da cidade. A Câmara Municipal de Évora apoiou esta atividade com apoio logístico nas deslocações dos nossos alunos, em apoio técnico e na cedência de terra para a sementeira. A Autoridade Florestal Nacional colaborou através da cedência de folhetos informativos e cartazes sobre a floresta. Foram cedidos artigos promocionais pelo Governo Civil (jogos, cachecóis e avisadores fluorescentes para mochila), que foram distribuídos como brindes aos alunos que participaram na atividade.






1 comentário:

  1. Esta Semana eu gostei muito sempre vai ficar uma recurdação na escola santa clara - Evora com 2 árvores uma azinheira e a outra não sei.

    Um abraço Luís Placas 6ºA nº19

    ResponderEliminar

Deixe aqui a sua opinião...