Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SEMANA EUROPEIA DE PREVENÇÃO DE RESÍDUOS 2011
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu entre 19 e 26 de Novembro, pretendeu sensibilizar a população, em toda a Europa, para a importância de reduzir a quantidade de resíduos (lixo) produzidos.
Foram definidas 3 ações a desenvolver: Visita de estudo ao Aterro Sanitário Intermunicipal e Centro de Triagem da Gesamb (18 de Novembro) com as turmas do 5ºC e 5ºD; Semana de troca de resíduos(21 a 25 de Novembro); Ação de Sensibilização/Formação (23 de Novembro).
A equipa de trabalho do Programa Eco-Escola com a colaboração de diversas turmas (5ºA, 5ºB, 5ºC, 5ºD, 6ºA, 6ºB, 6ºC e 6ºE), desenvolveram ações de sensibilização para a separação de resíduos, durante toda a semana, através da troca de resíduos recicláveis por diversos brindes.
No dia 21 receberam-se pilhas (24 Kg) e trocaram-se por lápis de cor. No dia 22 receberam-se tampas de plástico (6 Kg) e rolhas de cortiça (2,5 Kg) e trocaram-se por canetas. No dia 23 receberam-se garrafas (7 Kg) e embalagens tetrapack (9 Kg) e trocaram-se por cadernos e canetas. No dia 24 receberam-se eletrodomésticos avariados (12 Kg) e lâmpadas incandescentes (35) e trocaram-se por lâmpadas economizadoras. No dia 25 receberam-se tinteiros (123 Kg) e óleo de cozinha usado (20l) e trocaram-se por sacos de compras reutilizáveis e lâmpadas economizadoras.
Realizou-se, no dia 23, uma ação de sensibilização/formação para professores, pessoal auxiliar e encarregados de educação, sobre a temática “Menos na origem, menos no destino”, que teve a colaboração da Dr.ª Gilda Matos da Gesamb.
A comunidade escolar envolveu-se ativamente durante esta semana.

A todos, o ambiente agradece!








 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...