Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia da Árvore e da Floresta

No dia 21 de Março foi comemorado mais um Dia da Árvore e da Floresta na escola.
Desta vez fora da escola, na Ecopista da cidade de Évora. Esta actividade foi dinamizada pela Equipa de trabalho do Programa Eco-Escolas da Escola Básica de Santa Clara.
Os alunos da turma do 6ºD desta escola, semearam em viveiro, sobreiros e azinheiras, no Dia da Floresta Autóctone (23 de Novembro de 2010), em colaboração com o Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, com o apoio do Eng. João Martins. Estas pequenas árvores foram conservadas e mantidas para serem plantadas no Dia da Árvore.
Esta actividade foi inscrita no Projecto Brigada Verde na Floresta do Programa Eco-Escolas.
Neste dia 21 de Março foi preparada uma plantação dos pequenos sobreiros na Ecopista da cidade, desta vez junto à antiga estação da Graça do Divor. Foram convidadas a participar nesta actividade a Escola Básica S. Mamede e a Escola Básica da Graça do Divor.

Reuniu-se um grupo de 70 alunos, que plantaram nas margens da Ecopista cerca de 77 novas árvores, que foram devidamente protegidas e sinalizadas.
Foram definidos como objectivos principais desta actividade:
- Conhecer a Floresta Autóctone – Montado de sobreiro e azinheira.
- Sensibilizar para a importância de preservar a Biodiversidade regional.
- Acompanhar o crescimento da planta (sobreiro e azinheira) desde a sementeira, germinação e transplantação para o novo meio.
- Sensibilizar para a conservação de habitats e ecossistemas.
- Proporcionar o contacto com espaços naturais.
De salientar a colaboração de um grupo de 8 professores das várias escolas e do Eng. João Martins da Câmara Municipal de Évora.
Esta actividade contou com o apoio da Direcção do Agrupamento de Escolas n.º 3 e do Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora, da Câmara Municipal de Évora e da Junta de Freguesia da Graça do Divor.

Todos contribuíram para embelezar a nossa Ecopista e contribuir para um futuro melhor e mais sustentável com a preservação da nossa floresta autóctone.
O Ambiente agradece estas acções.
Prof. Vítor Maltinha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...