Consulte aqui o site da Escola Básica Santa Clara

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Eco-Código

O Cartaz Eco-Código de Santa Clara tem uma imagem do planeta Terra em forma de coração, com uma mão com um isqueiro aceso a incendiá-la. À sua volta estão as 12 regras de conduta a implementar.
A criação do cartaz Eco-Código 2010, da Escola E.B. 2,3 de Santa Clara, desenvolveu-se em interdisciplinaridade com Educação Visual e Tecnológica, Área de Projecto e Formação Cívica.
Em Área de Projecto foram abordados os vários temas do Programa Eco-Escola, reforçando-se para este trabalho as boas práticas a verificar nos diversos temas. A sensibilização passou pela realização de pesquisas e produção de textos, assim como a criação de apresentações em Powerpoint. Foram apresentados cartazes e visionados filmes. Foram criados diversos folhetos informativos de sensibilização para as temáticas.
Em Formação Cívica foram tratados os comportamentos de cidadania relacionados com o uso sustentável da água, da energia e dos resíduos. A importância da responsabilização individual nas acções que influenciam o planeta de forma global.
Foi proposto aos Directores de Turma que cada aluno criasse as suas frases/regras de conduta ambiental, a aplicar no cartaz Eco-Código e a implementar na escola no próximo ano. Foram apresentadas mais de 200 frases criadas em 4 turmas (5ºD, 6ºB, 6ºF e 7ºD). Essas frases foram seleccionadas pela equipa de trabalho e apresentadas ao Conselho Eco-Escola, sendo aprovadas para aplicação em todos os cartazes criados (segue em anexo 8).
Finalmente, em Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual foi lançado um desafio de criar um cartaz Eco-Código, de participação individual. Os alunos criaram esboços de letras e de imagens, tendo posteriormente desenvolvido um projecto individual de estudo de letras, cores e imagens, de modo a facilitar e acompanhar a construção do cartaz em tamanho A2. Foram utilizadas diversas técnicas plásticas, desde o desenho e pintura, até à criação de composições com desenho, corte e colagem de diversas imagens.
Foram criados 55 cartazes individuais, tendo-se procedido posteriormente à selecção de um deles. Para a selecção do cartaz, todo o conjunto foi exposto e numerado, procedendo-se a uma votação em urna fechada. Foi depois confirmada a votação estando presentes 3 Professores de Educação Visual e Tecnológica, 2 alunas de 5º ano e 1 Representante do Pessoal Auxiliar. Foi seleccionado o cartaz nº 40, que será enviado para concurso.
O cartaz foi concluído no final do ano lectivo, pelo que ainda não foi muito divulgado. Foi exposta cópia no espaço da DREAlentejo na Feira de S. João no dia 27 de Junho. Será afixado no placard Eco-Escola e na página Web da escola, assim como no Blog da Eco-Escola.
Será implementado no próximo ano. As regras serão colocadas nos locais relacionados com as mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui a sua opinião...